Jogos Vorazes: a Saga

17:00



A Ludmila mandou avisar que É hoje! É hoje! É hoje! A grande estreia do último filme da Saga Jogos Vorazes! E se você ainda não leu os livros e não viu nenhum filme (que mundo você vive?) leia este post! Se você já viu os filmes e leu os livros leia este post mesmo assim e vamos relembrar esta aventura!
A Saga conta com três livros escritos por Suzanne Collins e publicados pela Editora Rocco: Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança. 

Sinopse do 1º Livro “Jogos Vorazes”

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram o seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um gartoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Trata-se de uma distopia, ou seja, uma história que usa como base um mundo autoritarista com uma ditadura opressiva e serve como alerta sobre o que algumas ações podem trazer para o mundo. No primeiro volume nos é apresentado Panem, um país que surgiu após guerras e desastres naturais e que é constituída por Distritos, que tempos atrás entraram em guerra contra a líder Capital, mas que acabaram sendo derrotados. Para demonstrar a soberania  da Capital foi criado os Jogos Vorazes.
Para relembrar o que acontece quando alguém se rebela, anualmente dois adolescentes (um menino e uma menina de 12 a 18 anos) são enviados para uma arena onde lutam até a morte. O vencedor ganha fortuna e prestígio. É uma espécie de reality show que faz sucesso na poderosa Capital.
Jogos Vorazes conta a história que Katniss Everdeen, habitante do mais pobre Distrito, o 12, que se voluntaria no lugar de sua irmã para participar dos Jogos Vorazes. Em todo o livro ela deixa claro que está disposta a sobreviver, mas que não quer ser apenas um fantoche nas mãos da Capital.
O livro tem uma leitura fácil e envolvente para um tema tão tenso e reflexivo e é narrado em primeira pessoa, pela Katniss.
A adaptação para o cinema foi um sucesso, trazendo novos fãs ao abordar o tema de uma forma mais séria e adulta.

Sinopse do 2º Livro “Em Chamas”:
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

O segundo volume da série retrata como a rebeldia de Katniss em se insurgir a ser um fantoche nas mãos da Capital ascendeu uma faísca e tomou proporções inimagináveis. As pessoas começam a ter a ideia de revolução para se libertar do poder da Capital. Mesmo sem perceber e se querer, Katniss torna-se o símbolo da Revolução.
Para mim foi o melhor filme da série. Cheio de emoção e aventura do começo ao fim, mas ainda não assisti a Esperança- Parte 2, que também promete ser muito bom.

Sinopse do 3º Livro “A Esperança”
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão tributos exigidos nessa nova guerra?

A força e a coragem que Katniss tinha nos dois primeiros livros simplesmente acabam. Ela se torna uma pessoa extremamente indecisa e só vai "acordar" no final do livro. Também não gostei da forma com que autora fez a gente se apegar aos personagens e de repente estraga tudo no final. Dá muita vontade de chorar lendo esse livro e confesso que levarei vários lencinhos de papel para o cinema.
O livro foi divido em dois para as telonas, o que eu achei totalmente desnecessário, pois A Esperança Parte 1 não acontece absolutamente nada.
Mas a melhor parte desse livro é o final! Depois de tantas lutas por sobrevivência eles têm um "final quase feliz". Não achei certo todo o sofrimento para conseguir viver com o mínimo de paz, mas precisamos ter em mente que se hoje a gente vive relativamente bem, alguém já lutou demais por nossa liberdade e já perdeu muito por isso. E nunca se esqueçam:


Eu poderia escrever muito mais, sobre os personagens, sobre a minha opinião, sobre minha fixação por esta trilogia, sobre como você consegue ler os três livros em 3 dias. Mas acho que o post já está muito longo...

Agora estou indo assistir a Esperança Parte 2 o Final! Já garantiu seu ingresso?



Nathalya Maria.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

2 comentários

  1. Amei o post, amo a saga e sinto muito pela a Prim, ela explodir foi horrível, e a parte que a Katniss fala com o gatinho é tão fofo e eu chorei lendo essa parte

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, vou ver o filme hoje!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Like us on Facebook